“The Crown, da Netflix, não terá continuação após a 6ª temporada”, disse o produtor executivo da série. O drama segue as rivalidades políticas e romances durante o reinado da Rainha Elizabeth II, narrando — de forma muito dramática — a vida dos monarcas do Reino Unido, além dos eventos trágicos e emocionantes que moldaram a segunda metade do século XX.
A quarta temporada da série, que estreou em novembro de 2020, cobriu o período entre 1979 e 1990 — sendo ambientada durante o tempo em que a primeira-ministra britânica, Margaret Thatcher, esteve no poder. Outros eventos importantes explorados durante a 4ª temporada foram a apresentação de Lady Diana Spencer à família real, seu namoro e casamento com Charles, o nascimento de seus dois filhos, William e Harry, e sua viagem pela Austrália e Nova Zelândia. Também se destacou a Guerra das Malvinas, o funeral de Lord Mountbatten e seu efeito sobre o Príncipe Charles, além da invasão do Palácio de Buckingham por Michael Fagan e o caso entre príncipe Charles e Camilla Parker-Bowles.
Em entrevista ao The Sun, o showrunner Peter Morgan não se desviou de seus planos de encerrar The Crown após a 6ª tempoarada. A produtora executiva da série, Suzanne Mackie, explicou o motivo de Morgan não querer explorar a vida da realeza após o início dos anos 2000. Isso veio depois que Peter disse, originalmente, que o seriado terminaria após a 5ª temporada e, posteriormente, resolveu adicionar a 6ª temporada. Segundo Mackie:
“Peter disse isso de forma muito articulada, que ele simplesmente não pode escrever algo a menos que haja tempo para obter uma perspectiva adequada. Acho que ele [Peter] sempre sentiu que 10 anos é a quantidade mínima de tempo para ver algo em um contexto histórico. Eu não acho que ele vai se desviar disso. Todos nós conhecemos essas histórias, mas o que Peter faz brilhantemente é entender a paisagem de uma forma mais matizada, complexa e surpreendente.”
Mudanças no elenco
Durante as temporadas 5 e 6, haverá grandes mudanças de elenco. Imelda Staunton substituirá Olivia Colman como a Rainha. Jonathan Pryce fará o Príncipe Philip, Jonny Lee Miller interpretará o papel de John Major, Elizabeth Debicki viverá a Princesa Diana e Lesley Manville será a Princesa Margaret.
A série muda o elenco a cada duas temporadas para refletir como a família real envelheceu ao longo dos anos. A próxima temporada, que começa a ser filmada neste mês, cobrirá os anos do governo John Major, o colapso no casamento entre Diana e Charles (e o subsequente divórcio), seguido pela morte de Diana em 1997 e seu impacto na família real britânica.
A representação da família real e seus principais protagonistas na série continuam a cativar os fãs da monarquia. À medida em que essa nova temporada avança, um olhar mais atento será mantido nas histórias que os espectadores estão mais interessados em ver. Isso inclui o casamento em ruínas do príncipe e da princesa de Gales, além da trágica morte de Diana.
A nova temporada de The Crown não deve chegar na Netflix antes de 2022. A equipe está começando a retornar ao Elstree Studios, localizado ao norte de Londres, onde a maior parte da série está sendo gravada.