1899 | Prometheus e não entregou

Até entregou, mas ficou aquém de quem (eu e a minha expectativa) esperava uma história do nível de Dark.

*AVISO: este texto contém spoilers. Leia por sua conta e risco.

1899 está longe de ser ruim. A série conta com excelentes atores, bons efeitos visuais e algumas subtramas interessantes que funcionam como aperitivo até o desenrolar da trama principal. Mas tudo isso não foi o suficiente para eu gostar mais de 1899, principalmente em comparação com Dark.

É injusta a comparação? Acho que não, até porque mais destacado que o título da série só a frase “dos criadores de Dark”.

1899 me passou a sensação de que esticaram demais um episódio de Love, Death + Robots. Ou resolveram fazer uma série de um episódio de Black Mirror.

Ainda em comparação com Dark, 1899 é uma história “aguada” (perdão pelo trocadilho). Acho (digo “acho” porque não lembro de tudo) que todos os personagens em Dark têm uma ligação com a trama principal. Cada novo personagem traz consigo, além da própria história, um papel para desempenhar no enredo maior, e isso é mostrado desde o início. Quanto mais avançamos na história de Dark, mais complexa são as relações entre os personagens, e isso também ocorre em 1899 — só que de forma mais sutil e menos convincente.

Talvez essa falta de profundidade tenha mais a ver com o modo de produção das séries da Netflix — criadora das séries de Schrödinger — em que nenhuma segunda temporada é garantida, já que a grande maioria fica à mercê das métricas de sucesso para ser renovada ou não. Inclusive, 1899 encerra como uma história fechada (mas se quiser renovar, pode).

Parágrafo do hate gratuito: impliquei demais com a série, colocando uma música para encerrar junto com o grande final de cada episódio. Do nada, 1899 vira cosplay de Cold Case (quem assistiu a série do SBT de madrugada sabe do que estou falando).

Juro que não odiei 1899, isso são alguns comentários de alguém que esperava mais dos “visionários criadores de Dark” (leu com a voz do locutor que anunciava os filmes do Zack Snyder, chamando ele de visionário?).

Para encerrar, Mary Cagnin, quadrinista, ilustradora e criadora do quadrinho Black Silence, apontou algumas semelhanças com elementos da série e seu quadrinho. Longe de mim querer opinar em uma questão complexa como plágio, só acho que:

A autora não merece sua opinião idiota.
A produção de 1899 também não.

Vou deixar o link da HQ no final do texto para quem quiser conferir o quadrinho (muito premiado, inclusive) que está disponível gratuitamente na internet.

Confira Black Silence aqui.

1899
16 2022
Mistério, Drama, Ficção científica

Sinopse

Todos sonham com um futuro melhor no Exterior. Quando eles descobrem um segundo navio em mar aberto que está desaparecido há meses, sua jornada toma um rumo inesperado. O que eles encontram a bordo transforma sua travessia para a terra prometida em um mistério de pesadelo.
Criação: Baran bo Odar e Jantje Friese
Número de Temporadas: 1

Elenco principal

  1. Emily Beecham as Maura Franklin

    Emily Beecham

    Maura Franklin

    8 episódios

  2. Andreas Pietschmann as Eyk Larsen

    Andreas Pietschmann

    Eyk Larsen

    8 episódios

  3. Aneurin Barnard as Daniel Solace

    Aneurin Barnard

    Daniel Solace

    8 episódios

  4. Isabella Wei as Ling Yi

    Isabella Wei

    Ling Yi

    8 episódios

  5. Maciej Musiał as Olek

    Maciej Musiał

    Olek

    8 episódios

  6. Yann Gael as Jérôme

    Yann Gael

    Jérôme

    8 episódios

  7. Miguel Bernardeau as Ángel

    Miguel Bernardeau

    Ángel

    8 episódios

  8. Clara Rosager as Tove

    Clara Rosager

    Tove

    8 episódios

  9. Rosalie Craig as Virginia

    Rosalie Craig

    Virginia

    8 episódios

  10. Mostrar mais

Marlon Oliveira
Publicitário freelancer e futuro editor de livros. Também é colecionador de quadrinhos e mangás, além de um amante nato de videogames, literatura, filmes e séries.

3 COMENTÁRIOS

  1. A série é fraquisisma e o final ridículo. Você disse bem, parece um episódio de Black Mirror estendido.
    Já a autora que disse que a série era plágio de seu quadrinho é maluca e sem noção. Li o quadrinho, além de péssimo, não tem nada a ver.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Também