As Patricinhas de Beverly Hills | 10 coisas que você provavelmente não sabia

Considerado atemporal, filme completa 26 anos hoje. Confira algumas curiosidades sobre um dos maiores clássicos dos anos 90!

Quem nunca assistiu As Patricinhas de Beverly Hills, que volta e meia reprisava na Sessão da Tarde? Se você, caro leitor, foi uma criança ou adolescente em meados de 2000 — assim como eu -, certamente deve ter assistido bastante (se duvidar, até chegou a decorar as falas do filme em algum momento da vida, não? Hahahaha!). E como boa saudosista que sou, não poderia deixar essa data passar em branco sem falar desse memorável clássico dos anos 90, que hoje está completando 26 anos de lançamento.

Escrito e dirigido por Amy Heckerling, o filme foi inspirado no romance Emma, de Jane Austen, e tem como protagonista a inesquecível e carismática personagem Cher Horowitz, que conquistou milhões de fãs ao redor do mundo inteiro. Estrelado pelas atrizes Alicia Silverstone, Stacey Dash e Brittany Murphy, o clássico é recheado de frases icônicas e looks estilosos que nunca caem no esquecimento do público.

Alicia Silverstone, Brittany Murphy e Stacey Dash em ‘As Patricinhas de Beverly Hills’ — Foto: © Reprodução/IMDB

Lançado em 19 de julho de 1995, nos EUA, o longa fez tanto sucesso na época que chegou a virar livro e seriado de televisão. A propósito, você sabia que As Patricinhas de Beverly Hills foi gravado em apenas 39 dias? Ou que o papel da Cher quase foi de outra loira muito famosa? Confira algumas curiosidades que rolaram nos bastidores e você provavelmente não sabia. Chega aí que eu te conto!

1. O filme começou como série de TV

Inicialmente, Heckerling escreveu um roteiro para a divisão de televisão dos estúdios da Fox, que queria uma série sobre jovens populares de um colégio americano. O projeto, que tinha vários personagens que depois apareceriam no filme, foi recusado pela emissora.

2. Muita gente disse “não” ao filme

Segundo Heckerling, assim como a divisão de cinema da Fox não embarcou na história, outros vários estúdios também disseram “não”. Foi o produtor Scott Rudin quem disse o primeiro “sim” — e ainda pediu que a diretora filmasse a história pensada inicialmente, sem todas as mudanças que tinha feito para agradar aos estúdios.

3. Reese Witherspoon foi forte candidata ao papel de Cher

Heckerling confirmou os rumores de que Reese Witherspoon fez testes para interpretar a personagem principal. “Ela [Witherspoon] tinha uma personalidade super forte, mas teria de interpretar a Cher, enquanto Alicia era a própria Cher”. Inicialmente, o papel da protagonista foi oferecido para Sarah Michelle Gellar que, na época, recusou por causa de seus compromissos com a série All My Children.

4. Silverstone foi descoberta em um videoclipe do Aerosmith

A atriz ganhou notoriedade aos dezessete anos quando participou de três clipes do Aerosmith: Cryin’, Amazing e Crazy, canções do clássico álbum Get A Grip (1993). E foi justamente em Cryin’ que Alicia chamou a atenção da diretora. “Simplesmente me apaixonei por ela”, disse Heckerling em entrevista à revista Time.

5. ‘Clueless’ foi o segundo filme de Brittany Murphy

No filme, a atriz (que faleceu de pneumonia em 2009, aos 32 anos) diz a frase que virou um bordão clássico: “você é uma virgem que não sabe nem dirigir”. Ironicamente, na época das gravações, Murphy ainda era menor de idade e sua mãe a levava de carro até o set de filmagens.

6. A maioria do elenco era realmente adolescente

Stacey Dash, a eterna Dionne, era a exceção: na época, a atriz tinha 27 anos e era a mais velha do elenco. Por outro lado, Brittany Murphy era uma das mais novas: ela tinha 16 anos quando viveu a personagem Tai Frasier.

7. Lauryn Hill também participou do casting

A cantora fez testes para o papel de Dionne, a melhor amiga de Cher, que depois ficou com Stacey Dash.

8. A escola realmente existe e fica em Los Angeles

A escola onde o longa foi filmado é a Beverly Hills High School, que fica em Los Angeles, nos Estados Unidos. Alicia Silverstone e o ator Breckin Meyer (que interpretou o personagem Travis) estudaram no colégio durante a adolescência.

9. Alicia Silverstone trocou de figurino mais de 60 vezes

E um dos looks mais lembrados, aquele estiloso conjuntinho amarelo xadrez, era da grife Jean Paul Gautier.

10. Os avós da diretora eram irmãos postiços, assim como Cher e Josh

Vários executivos estavam preocupados com a possibilidade de o relacionamento dos personagens ser visto como incestuoso. Porém, Amy Heckerling se sentia tranquila quanto a isso: seus avós também se conheceram depois que seus pais, ambos viúvos, decidiram se casar.

 

Em 2019, parte do elenco se reuniu na C2E2 para comemorar o aniversário de estreia do filme:

E aí, curtiu a nossa lista de curiosidades? Se você é um grande fã ou ainda não assistiu a esse clássico noventista maravilhoso, comenta aqui embaixo!

Saudades da Brittany Murphy, nossa eterna Tai! ❤️
Narel Desireehttps://linktr.ee/nareldesiree
Jornalista com ascendente em audiovisual e lua em fotografia. Nerd convicta, é aficionada pela cultura geek dos anos 80 e 90 desde que se entende por gente. Apaixonada por filmes, séries e livros de true crime, suspense e terror psicológico, em especial, do subgênero slasher. Fangirl de Cazuza e Pink Floyd, é meio bossa nova e rock ‘n’ roll. Nas horas vagas, gosta de criar playlists no Spotify e assistir às novelas antigas da Globo. Adora cerveja importada, discos de vinil e jogos de tabuleiro. É membro e CEO founder do Sessão das Dez.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Também