Quando se fala de Tolkien, logo vem na mente a sua obra mais famosa, O Senhor dos Anéis, certo? Após o grande marco dos filmes, a Amazon Prime resolveu produzir a série deste primoroso clássico. Porém, mal começou a campanha de divulgação e já tem uma galera — entre fãs e seguidores — fazendo petição no site Change.org, protestando contra cenas de nudez que podem surgir ao longo do seriado televisivo.
Segundo a página da organização, a Amazon teria “pedido que os atores estivessem confortáveis com cenas de nudez na escalação”. A descrição também ressalta que “produtores da série estariam procurando profissionais responsáveis por garantir a segurança do elenco e equipe em cenas íntimas”.
No abaixo-assinado consta, ainda, que “o trabalho de Tolkien possui um grande simbolismo cristão”, já que o mesmo era católico devoto, e que “sua memória não precisa ser manchada com nudez gratuita, nem a mínima nudez”. Ao final, a iniciativa também cita que “as criações de Tolkien sempre foram para toda a família” e pede para que “sejam mantidas deste modo”.
Até a publicação deste texto, a petição já havia ultrapassado mais de 39 mil assinaturas.
Especulações
De acordo com o site Omelete, as especulações sobre a escalação de atores “confortáveis com cenas de nudez” começaram no ano passado, com base em um “chamado de elenco”. Porém, a Amazon nunca se pronunciou oficialmente sobre o assunto.
Contudo, foi revelado recentemente que a série custará, em média, US$ 465 milhões por temporada (equivalente a NZD$ 650 milhões), quantia que quebra recordes de gasto de produções na televisão.
Ainda segundo a fonte, o contrato para a realização do projeto que adaptará a obra de Tolkien foi fechado em 2017. O acordo diz que a empresa pode contar histórias da Segunda Era da Terra Média, incluindo momentos como a ascensão de Sauron e a forja dos Anéis de Poder.
No entanto, a Amazon ainda não revelou qual história pretende contar na adaptação televisiva, afirmando apenas que “será ambientada na Terra-Média, explorando novas tramas que antecedem A Sociedade do Anel“.
A série ainda não tem previsão para ser lançada.
Não por conservadorismo ou religiosidade, apenas porque não tem lógica que explique inserir nudez no universo Tolkieniano. Seria o mesmo que inserir Autobots em Hogwarts ou um Apple Watch no braço de Ben-Hur. Nenhum verdadeiro fã de Tolkien deveria aprovar essa distorção de sua obra. Mantenha a Terra-Média livre de nudez! Já deixei minha contribuição assinando e compartilhando. Valeu, Narel!