Dia da Toalha ou dia do Orgulho Nerd? O mundo respira a nerdice

Liberte o nerd que existe em você, pegue sua toalha, não entre em pânico e aproveite a jornada! 🖖

Atenção, nerd! Pegue sua toalha e não entre em pânico, afinal, dia 25 de maio chegou. Não tá entendendo nada? Não se preocupe, seja você nerd de carteirinha, iniciante ou até mesmo não sendo um, vamos todos embarcar numa jornada de comemorações e explicações quanto ao Dia da Toalha, também conhecido como Dia do Orgulho Nerd.

Para iniciarmos, devemos saber que o vigésimo quinto dia do mês de maio tem um gostinho especial por celebrar dois grandes símbolos do mundo nerd: O legado do escritor Douglas Adams, criador de O Guia do Mochileiro das Galáxias, e a grande estreia da saga Star Wars no ano de 1977.

A data também é simbolicamente dividida, porém pouco comentada, entre os fãs da série de livros de fantasia cômica Discworld, em homenagem ao seu escritor Terry Pratchett, cujo os livros frequentemente parodiam ou inspiram-se em outros grandes colaboradores da cultura nerd como J. R. R. Tolkien, Robert E. Howard, H. P. Lovecraft, Charles Dickens e William Shakespeare, assim como mitologia, folclore e contos de fada, frequentemente usando-os para paralelos satíricos com questões culturais, políticas e científicas. Nada mais nerd que isso, não?!

Por que dia da toalha?

Escrito por Douglas Adams em meio aos anos 70 e 90, O Guia do Mochileiro das Galáxias (nome fictício de um excêntrico dicionário que possui definições e opiniões sobre todo o universo) ganhou notoriedade entre o público nerd ao trazer as aventuras espaciais de personagens como o inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect (também chamado Ix), que pegam carona numa nave alienígena.

Dentro de sua filosofia, O Guia do Mochileiro das Galáxias detalha que uma toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar, possuindo várias utilidades além de enxugar: A toalha serve também como travesseiro, agasalho, pode ser usada em lutas, proteger contra substâncias tóxicas e, até mesmo, para dar apoio psicológico.

No ano de 2001, o mundo nerd deparou-se com a notícia da morte de Adams, mais precisamente no dia 11 de maio. Duas semanas depois, no dia 25 de maio, fãs se reuniram em uma divertida e emocionante homenagem carregando consigo toalhas, enaltecendo toda a obra do autor.

Star Wars e a promoção da cultura nerd

O público nerd sempre teve fascínio por aventuras espaciais, não bastando apenas as aventuras criadas por Douglas. Podemos citar aqui também séries como Star Trek (ou Jornada nas Estrelas, título em português), Battlestar Galactica e tantas outras.

Mas foi no dia 25 de maio de 1977 que chegava aos cinemas um filme que mexeria com todo o cenário. Idealizado por George Lucas, Star Wars apresentava a jornada do jovem Luke Skywalker e aliados contra o império intergaláctico de Darth Vader e seu Imperador. Uma obra cinematográfica com batalhas de sabres de luz, naves espaciais e inúmeros momentos de tirar o fôlego.

Não é preciso dizer que Star Wars se tornou um verdadeiro fenômeno. Foi uma das maiores bilheterias do cinema naquele ano e promoveu uma onda de mudanças tanto no campo audiovisual, com seus efeitos revolucionários para a época, quanto para o mundo mercadológico, proporcionando uma febre na venda de produtos como brinquedos, roupas, livros e quadrinhos.

Hoje, 45 anos depois de sua primeira estreia, Star Wars ainda segue presente em nosso meio. Já possui nove episódios na chamada saga Skywalker, além de filmes, séries e jogos derivados. Virou uma marca disputada na indústria e passada de geração em geração. Vale lembrar que a saga também tem um dia para chamar de seu, sendo o dia 04 de maio, conhecido como Star Wars Day, pelo trocadilho em inglês “May the 4th be with you” (Que a força esteja com você!).

Esse ano, a semana do orgulho nerd fica ainda mais especial com a estreia da série de Obi-Wan Kenobi, o retorno de um dos personagens mais queridos de Star Wars, exclusivo no Disney+ a partir do dia 27 de maio.

Celebre a nerdice!

Bom, independente da origem da data e do seu nome, a verdade é que o mundo nerd possui inúmeras vertentes e nunca é demais se divertir com todas elas. Ser nerd não é apenas sinônimo de inteligência ou a velha visão de reclusão. Os nerds são autênticos e merecem celebrar sua existência.

Veja o que simples histórias podem fazer. Não é apenas ficção. No final, todos somos um pouco nerd. Seja no campo da ciência, seja no mundo pop, seja nas manifestações culturais passadas de geração em geração… tudo está cercado de nerdice!

Felipe Moura
Jornalista, cinéfilo e pseudo nerd. Entusiasta dos anos 80, apesar de ter nascido nos anos 90. Fã de sagas espaciais, terra média e mundo bruxo. Assiste a todo tipo de filme, com exceção de alguns do gênero terror. Aprecia quase todas as vertentes do rock 'n' roll, músicas alternativas e uma boa MPB. Coleciona livros, HQs e câmeras antigas. Sua paixão é o cinema e não pensaria duas vezes se pudesse viver em um. Nas horas vagas arrisca ser fotógrafo, faz alguns rabiscos e escreve análises.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Também