Lady Killers | As mulheres mais letais da história

Um dossiê completo sobre histórias de assassinas reais e seus crimes ao longo dos séculos.

Em 1985, o criminologista Eric Hickey publicou o primeiro artigo, até então, sobre serial killers mulheres. Na época, mal se falava sobre assassinos em série, quem dirá assassinas. Hickey, então, prestou uma consultoria em um caso em que o assassino — que ainda não tinha sido identificado — havia matado oito pessoas no período de dois anos, e todos tinham sido envenenados. Ele disse aos agentes que suspeitava se tratar de uma mulher ter cometido aqueles crimes, e ouviu de volta: “Não existem mulheres assassinas em série”. Esse tipo de pensamento era bem comum naquela época, já que ninguém, especialmente homens, via as mulheres sendo capazes de cometer uma série de assassinatos.

Para quem, assim como eu, tem casos criminais como uma curiosidade ou hobby, e costuma consumir conteúdo de true crime (seja por séries, vídeos no YouTube ou podcasts), com certeza, está mais do que acostumado com uma coisa: a perversidade masculina. Homens que matam por diversos motivos, assassinos que colocaram seu nome na história da pior forma possível e acabaram famosos, como Ted Bundy, Filho de Sam, Jack, o Estripador, dentre outros. Apesar de terem mais mídia, com certeza, eles não têm o monopólio do “assassinato em série”.

E foi por esse motivo que fiquei tão interessada em ter esse livro (na minha opinião, um dos mais bonitos) na minha estante. Lady Killers: Assassinas em Série, da escritora Tori Telfer, chamou minha atenção não só pela capa, mas pela curiosidade de nomes de mulheres desconhecidas que matavam… e porque elas matavam.

Agora, falando sobre a minha experiência pessoal com o livro, começando pelos pontos positivos: a cada página, pude me aprofundar na mente e no modus operandi de várias mulheres cruéis, das quais eu nunca tinha ouvido falar. Logo no início do livro, somos confrontadas com a realidade de que mulheres realmente são capazes de horrores inimagináveis, pois “assassinas em série são mestres do disfarce, elas transitam entre nós por aí como esposas, mães e avós”, lembrem-se disso.

Achei a escrita muito envolvente e fácil de entender, me deixando curiosa para descobrir um pouco mais sobre a próxima assassina a cada capítulo. Também gostei bastante de como a autora apontou a forma sexista que as mulheres são retratadas. “As pessoas têm infinitos truques na manga para minimizar a violência feminina: desumanizam assassinas em série, comparando-as com monstros, vampiras, feiticeiras e animais, erotizam-nas até que pareçam inofensivas”. Pra falar a verdade, eu nunca, nunca tinha pensado por esse lado até ler esse livro, que me lembrou o caso da Elize Matsunaga (que matou e esquartejou o marido em 2012).

Fazendo um breve comentário sobre o documentário Elize Matsunaga: Era Uma Vez um Crime (disponível no catálogo da Netflix), vemos os próprios detetives do caso falando que ela não seria capaz de ter feito tudo sozinha, mesmo sem nenhuma evidência da participação de outra pessoa envolvida na cena do crime além dela — inclusive, fica a dica para quem gosta de documentários do gênero, pois vale a pena.

Já os pontos negativos são poucos. Em algumas passagens do livro, a leitura pode se tornar um pouco arrastada e repetitiva, talvez pelo fato de os casos relatados serem ultrapassados (então, por causa disso, tem muito envenenamento… haja arsênico, bicho!). Ou talvez casos históricos não sejam os meus favoritos e, talvez, eu tivesse me empolgado mais se fossem casos mais atuais.

Ainda assim, Lady Killers: Assassinas em Série é um livro que eu recomendo para as pessoas que tem true crime como hobby, já que existem poucos livros como esse sobre mulheres infames. E ainda acredito que o motivo de não vermos mais casos de assassinas em série nos noticiários, é porque elas não são pegas.


Gostou da nossa indicação? Lembre-se que o Sessão das Dez está repleto de conteúdo bacana. Clique aqui e leia outras recomendações!

Lady Killers: Assassinas em Série
Escritor: Tori Telfer
Editora: DarkSide
Lançamento: 2019

Sinopse

Quando pensamos em assassinos em série, pensamos em homens. Mais precisamente, em homens matando mulheres inocentes, vítimas de um apetite atroz por sangue e uma vontade irrefreável de carnificina. As mulheres podem ser tão letais quanto os homens e deixar um rastro de corpos por onde passam — então o que acontece quando as pessoas são confrontadas com uma assassina em série? Quando as ideias de "sexo frágil" se quebram e fitamos os desconcertantes olhos de uma mulher com sangue seco sob as unhas?
Jéssica Lesko
Veterana em engenharia de produção, mãe de gatos e filha de pais divorciados, Taylor Swift e Harry Styles. Geminiana que não acredita em horóscopo quando a previsão é ruim, mas vira entusiasta de astrologia quando a previsão é boa. Apaixonada por música e livros, acabou enveredando por uma fase emo estranha que a levou ao mundo do true crime, do qual nunca mais saiu. Definitivamente se considera uma romântica incurável e viciada em todos os tipos de clichês, além de ter uma obsessão nada saudável por teorias da conspiração e casos sobrenaturais.

6 COMENTÁRIOS

  1. Foda demais!
    Além do assunto ser muito interessante (afinal, o tema serial killers sempre chama atenção, ainda mais sendo mulheres as “protagonistas” do livro), a autora é muito boa!
    Resenha bem feita, cativante de ler, prende o leitor… quando percebi, já tinha lido o texto inteiro. Essa Jéssica é maravilhosa! 😍

  2. Bom, eu adoro histórias de serial killers. Com certeza, é bem difícil de ouvir falar sobre mulheres serial. Amei a descrição referente ao livro, pois me despertou grande interesse em ler as histórias de mulheres assim, algo que não é muito falado e nem sequer pensado por “homens”. Já tô ansiosa para ler. Obrigada pela resenha, Jéssica ❤️

  3. Já disse, mas não é problema nenhum repetir: ESSA RESENHA ESTÁ SIMPLESMENTE IMPECÁVEL! 🙌🏻
    Esse livro é simplesmente TUDO, o tema de serial killers focado apenas em mulheres é super importante para quebrarmos ideias machistas de que gênero feminino não é capaz de cometer atrocidades…
    BOBAGEM!
    E esse livro mostra isso de uma maneira incrível 💕

  4. Depois de uma resenha dessa, eu leria 3 mil livros por você. Eu mastiguei cada palavra, cada trecho e cada explicação, simplesmente perfeito! Eu vou ler esse livro não somente por parecer ótimo, mas pela magnitude dessa crítica impecável. Você é extraordinária, meu bem! Obrigada por compartilhar sua opinião sobre o livro e instigar meu interesse sobre esse assunto.

  5. Ahhh, essa resenha me deixou extremamente curiosa pra comprar esse livro. Sempre achei a capa linda e SEMPRE fui apaixonada em true crime, porém, sempre falam de homens.
    Esse livro me deixou intrigada pra saber como era o pensamento das assassinas, com certeza irei comprar. Muito obrigadaaaa! ❤️

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Também