Bel-Air | Uma releitura da realidade não vista em ‘Um Maluco no Pedaço’

Versão reimaginada da comédia noventista 'The Fresh Prince of Bel-Air' explora dramaticidade da série original.

Pra quem não sabe, a nova série da Star+ é uma releitura dos acontecimentos de Um Maluco no Pedaço, e sendo bem sincero, estava com expectativas bem baixas por não ser protagonizado pelo ator Will Smith, mas tive que largar as pedras e aceitar o fato de que Bel-Air é simplesmente SENSACIONAL!

Essa versão reinventada, em tons mais obscuros, transforma a série cômica dos anos 90 em um drama. Sim, um drama dos bons, inclusive. Mas nem tudo o que vou falar aqui são flores…

Apesar de Bel-Air seguir um estilo parecido com This is Us (se você gosta, com certeza vai curtir os momentos tensos e dramáticos da trama), o reboot deixa a desejar quando se trata da atuação de alguns dos atores, além de forçar — de maneira não aprofundada — alguns temas. Por outro lado, há atuações que talvez tirem algumas lágrimas de você, da mesma forma que tiraram de mim.

“Essa cidade vai fazer você tentar esquecer quem você é e de onde você veio. Não deixe isso acontecer.” — Jazz

Uma das coisas que mais gostei na série foi de ver como tudo aconteceu de forma realista. A todo momento, eu me lembrava das cenas de Um Maluco no Pedaço.

Bel-Air é uma daquelas séries obrigatórias se você for da comunidade (como dizem na série e nos EUA, se referindo às pessoas pretas). Aqui no Brasil, muita gente acha que o racismo é meio “diferente” do que é visto nos Estados Unidos. As pessoas daqui nos associam ao típico “bandidinho, pobre e favelado”, enquanto nos Estados Unidos é algo bem mais forte, como “só a cor da sua pele te faz pior”. Em Bel-Air, vemos a realidade de todo preto no mundo, a prova de que a sociedade ainda é primitiva por engolir o racismo em todo lugar.

Interessante é lembrar que o racismo é mostrado em Um Maluco no Pedaço, mas, na maioria das vezes, é ofuscado pelo alívio cômico e o tom sempre mais divertido. Já em Bel-Air, vemos o garoto preto de uma cidade pobre, de uma região pobre (Philadelphia), vivendo o que qualquer garoto preto da sua idade vive: o racismo.

Claro que não tem como ser de todo um drama, já que o personagem principal é o icônico Will Smith (interpretado por Jabari Banks) e seu jeito, suas piadas e seu carisma ainda me conquistam. Mas confesso que, em diversos momentos, tive gatilhos com cenas fortes, apesar da série não tratar somente sobre racismo e sim sobre vários assuntos que podem despertar outros gatilhos, como: bullying, preconceito contra a comunidade LGBT, crises de ansiedade e depressão, além de abordar a questão das drogas, romances não correspondidos e etc.

Em resumo, a releitura de The Fresh Prince of Bel-Air é um drama bom que pega em detalhes a sitcom noventista e desenvolve um enredo rico, coerente e único de um jeito inesperado. Se você gosta de um bom drama e uma bela cinematografia, esse é um bom momento para assistir Bel-Air.

Bel-Air
16 2022
Drama

Sinopse

Situado na América moderna, a série oferece uma nova e dramática visão da jornada de mudança de vida de Will, das ruas do oeste da Filadélfia às mansões fechadas de Bel-Air. Deixando para trás a única casa que ele já conheceu por uma segunda chance em um lugar desconhecido, Will vê sua vida virar de cabeça para baixo ao encontrar novos desafios e preconceitos em um mundo de riqueza e aspiração.
Criação: Andy Borowitz e Susan Borowitz
Número de Temporadas: 1

Elenco principal

  1. Jabari Banks

    Jabari Banks

    Will Smith

    10 episódios

  2. Adrian Holmes

    Adrian Holmes

    Phillip Banks

    10 episódios

  3. Cassandra Freeman

    Cassandra Freeman

    Vivian Banks

    10 episódios

  4. Jimmy Akingbola

    Jimmy Akingbola

    Geoffrey Thompson

    10 episódios

  5. Olly Sholotan

    Olly Sholotan

    Carlton Banks

    10 episódios

  6. Coco Jones

    Coco Jones

    Hilary Banks

    10 episódios

  7. Akira Akbar

    Akira Akbar

    Ashley Banks

    10 episódios

  8. Simone Joy Jones

    Simone Joy Jones

    Lisa Wilkes

    10 episódios

  9. Jordan L. Jones

    Jordan L. Jones

    Jazz

    10 episódios

  10. Mostrar mais

Christopher Filipe
Gastrólogo, músico e escritor desde os primórdios. Amante de História, livros de ficção e romance com finais tristes. Segue o estereótipo do nerd viciado em jogos, séries, filmes e chocolate. Assumiu a missão de sonoplasta e cozinheiro oficial do SDD.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Também