Sing Street | Revivendo a nostalgia dos anos 80

Um filme 'coming of age' que consegue unir simplicidade e muita música de um jeito muito irlandês.

Ambientado na Irlanda dos anos 80, Sing Street: Música e Sonho (originalmente Sing Street) é um daqueles filmes coming of age que cumpre o que promete, apresentando um elenco jovem que supera expectativas com seus personagens super carismáticos, além de cativar o telespectador com um enredo que prende do início ao fim, trazendo à tona uma jornada interessante e revivendo canções de uma época importantíssima para a história da música.

Sendo indicado ao Globo de Ouro e recebendo o prêmio pela categoria de Melhor Filme – Comédia ou Musical, o longa (escrito e dirigido por John Carney) nos presenteia com uma trilha sonora impecável e recheada de hits memoráveis que vão do punk rock ao synthpop e new wave, gêneros que marcaram a época. As canções originais, compostas por Gary Clark, são uma belíssima homenagem aos anos 80 com aquelas batidas e “sintetizadores” viciantes que grudam em nossa cabeça por dias.

Assim como Once (2006) e Begin Again (2013), ambos do diretor irlandês que se especializou em filmes independentes de baixo orçamento, Sing Street é uma obra sensível que utiliza, sobretudo, a música como fio condutor de uma jornada de autodescoberta e crescimento. O longa também faz referência ao videoclipe – um dos símbolos da década oitentista -, formando uma espécie de metalinguagem em cenas leves e super gostosas de assistir.

Apesar de toda a leveza transmitida através da comédia musical, Carney dá equilíbrio à trama, traçando uma linha tênue entre a comédia e o drama. O filme é repleto de críticas sociais à sociedade conservadora da época, e também aborda – de forma muito sutil – temas importantes como bullying e abuso sexual.

Por fim, Sing Street é recheado de saudosismo a uma década inesquecível para quem a viveu – e também para aqueles que não tiveram a honra de vivê-la, mas que adorariam, assim como eu -, tornando a jornada pelo filme ainda mais agradável ao telespectador, deixando um gostinho de “quero mais”.

Confira a playlist do filme no Spotify:

Sing Street: Música e Sonho
12 2016
Comédia, Drama, Música, Romance

Sinopse

Na Dublin de 1985, Conor (Ferdia Walsh-Peelo) é um jovem de 14 anos obrigado a mudar de escola devido à difícil condição financeira de seus pais, que também estão com o casamento em crise. Diante das dificuldades, Conor conhece Raphina (Lucy Boynton), e decide montar uma banda de rock para impressioná-la, sem saber que isso teria um impacto muito maior em sua vida.
Diretor: John Carney
Roteiro: John Carney

Elenco principal

  1. Ferdia Walsh-Peelo

    Ferdia Walsh-Peelo

    Conor "Cosmo" Lawler

  2. Lucy Boynton

    Lucy Boynton

    Raphina

  3. Maria Doyle Kennedy

    Maria Doyle Kennedy

    Penny Lawlor

  4. Aidan Gillen

    Aidan Gillen

    Robert Lawlor

  5. Jack Reynor

    Jack Reynor

    Brendan Lawlor

  6. Kelly Thornton

    Kelly Thornton

    Ann Lawlor

  7. Ben Carolan

    Ben Carolan

    Darren

  8. Mark McKenna

    Mark McKenna

    Eamon

  9. Percy Chamburuka

    Percy Chamburuka

    Ngig

Narel Desireehttps://linktr.ee/nareldesiree
Jornalista com ascendente em audiovisual e lua em fotografia. Nerd convicta, é aficionada pela cultura geek dos anos 80 e 90 desde que se entende por gente. Apaixonada por filmes, séries e livros de true crime, suspense e terror psicológico, em especial, do subgênero slasher. Fangirl de Cazuza e Pink Floyd, é meio bossa nova e rock ‘n’ roll. Nas horas vagas, gosta de criar playlists no Spotify e assistir às novelas antigas da Globo. Adora cerveja importada, discos de vinil e jogos de tabuleiro. É membro e CEO founder do Sessão das Dez.

2 COMENTÁRIOS

  1. Nossa, vocês pisam demais em muito site de entretenimento por aí. Pisam e esmagam! Eu já te falei que tu escreve bem pra caramba, Narel. Teu review tá show de bola! Eu adorei a diagramação, sinopse, trailer, imagens do elenco e sua opinião. Aaaaaahhhhhhhh, tá lindo! O que mais dizer? Parabéns, galera!

  2. Lembro da primeira vez que assisti esse filme, estava num voo São Paulo/Manaus, as horas literalmente voaram hahaha. É um filme tão bem escrito, dirigido e editado que você nem vê o tempo passar. Queria parabenizar o site pelos reviews, continuem com força total ❤️

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Também